[FUG-BR] Acentos FreeBSD 6.0

Otacilio Neto otacilio_neto em yahoo.com.br
Qua Abr 19 21:04:46 BRT 2006

--- Pedro Henrique Morsch Mazzoni
<phmazzoni em gmail.com> escreveu:

> Ola,
>
> Apos muito tentar nao consegui colocar os acentos e
> cedilha no meu FreeBSD 6.0.
> Alguem me ajude, por favor.
>
> Grato ,
> Pedro Mazzoni

No meu FreeBSD 6.0 RELEASE funcionou assim:
Meu teclado eh um daqueles 101 que não possui cedilha.
Para digitar cedilha eu aperto ´+C, etc.

No /etc/rc.conf adicionei:
font8x8="iso-8x8"
font8x14="iso-8x14"
font8x16="iso-8x16"
scrnmap="NO"
keyrate="normal"
keymap="us.iso.acc.kbd"

O mais importante eh o keymap. Você pode configurar
via sysinstall->keymap ou ver a listagem em
/usr/share/syscons/keymaps e escolher o seu

No terminal para o acento aparecer vc tem que teclar
ALT+ACENTO e a letra ou eh ALT+ACENTO+letra to
esquecido agora.

No xorg.conf na seção
"InputDevice" está com as opções
    Option "XkbRules"  "xorg"
    Option "XkbModel"  "pc101"
    Option "XkbLayout" "us_intl"

Você deve se ligar no us_intl que eh quem diz que deve
usar acento. Acho que dependendo do seu teclado vai
ser "qualquercoisa_intl" . No Xorg não tem a onda de
segurar ALT para chamar o acento, eh so teclar o
acento e depois a letra como no win.

Falow!