[FUG-BR] monitorar tráfego smtp

Ivan Carlos Ricci - FUG ricci em process.com.br
Qui Abr 27 09:24:40 BRT 2006

Prezados amigos

Preciso de uma ajuda, ainda não encontrei nada que possa me ajudar nos
sites.

Possuo um servidor gateway de minha rede interna que tem somente firewall.
Os usuários da rede usam smtp e pop3 de outro servidor também nosso.
Gostaria de saber como posso gerar um relatório dentro do meu gateway que me
mostre tipo um TOP 20 dos ips internos que mais utilizaram smtp(25) na rede
dentro de um dia todo(24 horas).
Como utilizo NAT no gateway o IP que chega ao mailserver é somente o externo
e assim não consigo saber quais máquinas da rede(192.168.1.x) que enviam
mais e-mails.

Caso alguém tenha algum script ou solução fácil me ajude... hehe

Obrigado

IVAN