[FUG-BR] Bloqueia tudo, libera necessario !

Felipe Coe felipecoe em gmail.com
Quarta Agosto 2 00:50:42 BRT 2006

Além de procurar a ferramenta correta que atenda suas necessidades,
você deve primeiro entender como o firewall funciona. Assim,
independente de ferramenta e sistema operacional, é mais difícil
cometer alguma "cagada" e deixar alguém sem conectividade.

Esse é um bom exemplo de como o firewall funciona em um FreeBSD. É um
exemplo antigo, mas te dá base para partir para soluções mais ousadas

http://www.rnp.br/newsgen/9901/ipfw-bsd.html

O IPFW, por exemplo, tem a política nativa de filtragem de pacotes por
"Default Deny". Ou seja, primeiro nega tudo e depois faz as
configurações de acordo com as suas necessidades. Ele te obriga a
seguir uma boa política de segurança.

Dica: pense como um usuário comum. Do que o usuário final vai
precisar? Ele precisa resolver nomes num servidor DNS recursivo de
fora da sua rede? Ele vai ler páginas web em http e https ou vai usar
algum proxy? Eu tenho casos, por exemplo, que a rede interna não fala
com a internet. Somente os servidores da DMZ, como DNS, e-mail, proxy,
anti-virus, etc.

Abraços,
Felipe Coe