[FUG-BR] RES: RES: RES: Redirecionar trafego SMTP

Nenhum _de_Nos matheusber em gmail.com
Quinta Agosto 3 15:59:31 BRT 2006

On 8/3/06, Marcello Costa <unixmafia em yahoo.com.br> wrote:

> Matheus , mas na verdade voce pode fazer a regra tanto com "not" ou
> sem , na verdade a lógica dá regra é que vale, qual pacote vai passar e
> qual vai barrar
> Nesse caso que citei de exemplo realmente é para barrar todo tipo de
> servidor , quase todos , menos os que usam portas altas e/ou randomicas
> como p2p , mas boa parte disso vc barra bloqueando as udps que não sejam
> abaixo da porta 1024 tb.

hmm mas meu pensamento foi em todo tipo de servidor "na sua rede".
como vc havia citado entendeu ... ?

esta parte de a regra ser vista 4 vezes ( ate 4 ) eu nao sabia, pois
nao sei muito sobre ipfw (o contato que tive de fw em bsd foi pf)

> [...]
>
> ipfw add 6501 deny log ip from minharede/xx dst-port 1-1024 to any in via interface_interna
>
> ipfw add 6501 deny log ip from any to minharede/xx dst-port 1-1024 in
> via interface_externa
>
> No final fazem a mesma coisa , mas a boa prática recomendado fazer match
> de pacotes sempre na entrada , essa segunda regra é melhor porque impede
> que o pacote alcance sua rede enquanto a primeira impede que sua rede
> envie a resposta
>
> agora essa regra:
>
> ipfw add 6501 deny log from any to not minha_rede dst-port 1-1024

seria:
 ipfw add 6501 deny log from not minha_rede dst-port to any 1-1024
pois nao sabia/mencionei a checagem em mais de um ponto

> essa regra vc vai bloquear acesso as portas de 1-1024 de todos os ip's
> que não fazem parte da sua rede , ou seja , exatamente ao contrário do
> desejado.
>
> um telnet uol.com.br 80 abre uma conexao de uma porta acima da 1024 da
> maquina que solicitou para a porta 80 do servidor uol , isso vc não
> deseja bloquear, uma regra que liberaria isso seria :

acredito que estamos concordando de maneira bizarra ...

qd vi seu mail em barrar tudo que seja <1k achei esquisito, pq isso
bloquearia o telnet acima, e foi disso que falei no meu mail :)
minha ideia era deixar saida em portas conhecidas e barrar tudo. e
entrada deixava passar so os keep state

> trafego de saida :
> ipfw add numerodaregra tcp from minharede/xy to uol.com.br 80
> trafego de entrada do pacote :
> ipfw add numerodaregra tcp from uol.com.br 80 to minharede/xy
>
> dinâmica :
>
> ipfw add numerodaregra tcp from minharede/xy to uol.com.br http
> keep-state
>

> Tem uns bons tutorias de ipfw , na freebsdbrasil.com.br tem em portugues
> bem explicadinho.
>
> []'s

 queria ler os de pf mais a fundo pra reorganizar as ideias do modo
PF, nao mais iptables. mas falta tempo ... :(

matheus

ps: nao tenho tempo por nao esta trabalhando com isso no momento, uso
FreeBSD como ganho de conhecimento e como enthusiast, migrei minha
rede slackware pra ele. vou lendo coisas aos poucos :)

--
We will call you cygnus,
The God of balance you shall be