[FUG-BR] VOIP e IPFW (ALTQ?)

Quinta Agosto 3 21:07:42 BRT 2006

Pessoal, desculpa pela insistência, mas realmente não encontro muito
material sobre ipfw e voip na internet e já não sei a quem recorrer...

as interfaces:

sis0 - internet
rl0 - rede local

Eu gostaria de dar prioridade da conexão ao voip, tipo, se alguém tiver
fazendo um download e for usar o voip, o voip terá prioridade sobre a
conexão...
192.168.0.249 é o VOIP (Grandstream) e 192.168.0.0 é a minha rede local,
5060 a porta.

Tenho a seguinte regra que não funciona

# VOIP - Priorizacao de pacotes (em testes)
ipfw pipe 1 config bw 977Kbit/s
ipfw queue 10 config weight 90 pipe 1
ipfw queue 20 config weight 10 pipe 1

ipfw add queue 10 ip from 192.168.0.249 to any 5060 out via rl0
ipfw add queue 10 ip from any to 192.168.0.249 5060 in via rl0

ipfw add queue 20 ip from 192.168.0.0/24 to any out via rl0
ipfw add queue 20 ip from any to 192.168.0.0/24 in via rl0

Outro dia vi alguém comentando que IPFW não suporta priorização de pacotes,
caso sim, qual programa devo usar? altq? como ficaria essa regra no ALTQ?

Obrigado e novamente minhas desculpas pela insistência... mas realmente
estou precisando, quando alguém faz um download o voip fica uma bomba....

--
Welkson Renny de Medeiros
Focus Automação Comercial