[FUG-BR] DUAL XEON, vale a pena ligar o HT ou nao ?

Nilson Debatin nilson em forge.com.br
Sexta Agosto 4 10:55:34 BRT 2006

Em Sex, 2006-08-04 às 09:02 -0300, Leonardo Linden escreveu:
> Ola
>
> Queria saber se vale a pena usar o Hyper Threading numa maquia com 2 cpus
> XEON 3.2GHz.
> No caso ficam 4 cpus, mas virtuais. Sei que essa cpu virtual nao é
> como uma cpu real. Entao tenho essa duvida, nao seria melhor deixar
> apenas as duas cpus reais ? que ligar o HT ?
>
> Alguem tem alguma informacao sobre o assunto ?

Pelo minha informação prática sobre o assunto, quando você
tem apenas 1 CPU física não vale apena utilizar o HT, pois
ele vai adicionar todo o overhead do kernel SMP quando
vc só tem 2 processadores logicos, e por isso nos meus testes
de benchmark o HT ficou em media 10% mais lento do que o
mesmo processor com HT desabilitado, porém com 2 processadores
físicos você já vai ter o overhead de qualquer forma, talvez
não mude nada, mas acho dificil ter ganhos significativos com
ele. Faça um benchmark de compilação do kernel com e sem HT
e mande os resultados aqui pra lista :)

[]s
Nilson