[FUG-BR] (Off-Topic)Placa 3com

Rodrigo Lorenz lorenzhills em gmail.com
Sexta Agosto 4 10:58:06 BRT 2006

Bom dia Pessoal,

                            Tenho um servidor FreeBSD-5.4 STABLE com 3
placas de rede 3com e 1 onboard intel fxp(4). Observei com o comando
top que nos horários de pico aqui (geralmente das 11hs até 18hs), as
interrupçês de hardware atingem a marca dos 25%, e enviando um ping
normal para meu roteador (Cisco 4000) o tempo de reposta fica
oscilando de 10ms até 50ms - talvez esteja errado, mas penso que o
normal seria 0ms sempre, independentemente do tráfego como acontece
antes das 11hs e durante a noite/madrugada. Sei que as placas 3com não
tem suporte a device polling, por isso vem a minha dúvida:  Vocês
acham que é viável colocar outra placa (chipset realtek por exemplo)
para ver se consigo resolver isso, ou isso pode ser outra coisa, algo
relacionado a memória fisíca (tenho 1GB) por exemplo? Talvez algum
tuning a nível de kernel que eu poderia está fazendo?  Para maiores
informações, tenho 3 circuitos da Telemar balanceados, totalizando 6MB
e raramente atinge 5 MB de consumo, e não menos importante, o consumo
de CPU do meu roteador fica sempre em torno dos 20%.

Qualquer dica é bem vinda,

Rodrigo Lorenz