[FUG-BR] (Off-Topic)Placa 3com

Sexta Agosto 4 19:28:20 BRT 2006

Rodrigo Lorenz wrote:
> [...]
>
>                             Tenho um servidor FreeBSD-5.4 STABLE com 3
> placas de rede 3com e 1 onboard intel fxp(4). Observei com o comando
> top que nos horários de pico aqui (geralmente das 11hs até 18hs), as
> interrupçês de hardware atingem a marca dos 25%, e enviando um ping
> normal para meu roteador (Cisco 4000) o tempo de reposta fica
> oscilando de 10ms até 50ms - talvez esteja errado, mas penso que o
> normal seria 0ms sempre, independentemente do tráfego como acontece
> antes das 11hs e durante a noite/madrugada. Sei que as placas 3com não
> tem suporte a device polling, por isso vem a minha dúvida:  Vocês

Onde voce ouviu (ou leu) que 3Com não têm suporte para polling ??

qual o driver da(s) sua(s) 3Com ?? el, ep, txp, vx ou xl ??

extraido do `man polling` :

SUPPORTED DEVICES
Device polling requires explicit modifications to the device drivers.
As of this writing, the bge(4), dc(4), em(4), fwe(4), fwip(4), fxp(4),
     ixgb(4), nge(4), re(4), rl(4), sf(4), sis(4), ste(4), vge(4),
vr(4), and       xl(4) devices are supported, with...

> acham que é viável colocar outra placa (chipset realtek por exemplo)
> para ver se consigo resolver isso, ou isso pode ser outra coisa, algo

Usar "realtreco" no lugar de uma 3Com é sempre ruim.... muito, muito
ruim....

Só são menos ruins do que as sis... e mesmo assim ainda fico em dúvida.....

> relacionado a memória fisíca (tenho 1GB) por exemplo? Talvez algum
> tuning a nível de kernel que eu poderia está fazendo?  Para maiores
> informações, tenho 3 circuitos da Telemar balanceados, totalizando 6MB
> e raramente atinge 5 MB de consumo, e não menos importante, o consumo
> de CPU do meu roteador fica sempre em torno dos 20%.

de qualquer modo, quando voce habilitar o "polling" vai haver um aumento
do consumo de CPU.... (em detrimento do consumo de CPU causado pelos IRQs)

> Qualquer dica é bem vinda,
>
> Rodrigo Lorenz

Bem... no seu caso específico, só posso afirmar o seguinte: "realtreco"
*é* pior do que 3Com... tente o polling e/ou otimizações no próprio TCP/IP

procure, no bom e "velho" Google, sobre otimizações "de rede para Squid"...

Isso: para Squid; excelente proxy que se não "tiver a parte de rede
otimizada" não funciona adequadamente.....

As otimizações sugeridas para aumentar a performace do Squid são
"genéricas": melhoram a performace *para rede*, que parece ser o seu
caso.....

[]s

Antonio Torres