[FUG-BR] Jabberd

Renato Botelho garga em FreeBSD.org
Quarta Agosto 9 12:03:42 BRT 2006

Ronan Lucio wrote:
> Pessoal,
>
> Tenho um cliente que está precisando de uma solução para
> que os funcionários utilizem o MSN apenas para trabalho.
>
> Me parece que o Jabberd faz com que apenas determinados
> contatos possam ser liberados, esta informação procede?
>
> Gostaria de saber sobre quem usa esta solução. Ela realmente
> é funcional?

Oi Ronan,

Seguinte, no jabber podem ser usados transports para outros
messengers (msn, icq, irc, aim, yahoo). Esses transports fazem com
que o seu servidor de jabber sirva como um proxy para intermediar a
conexão entre o cliente e o messenger dele.

Então, o usuário final utilizando apenas um cliente de jabber se
conecta com todos os serviços.

Falando em servidores jabber, aconselho você a utilizar o ejabberd,
ele é muito completo, simples, e tem ACLs que permitem melhorar a
segurança.

Sobre os transports, você não conseguirá impedir que o usuário
X at hotmail.com adicione o Y at hotmail.com, você apenas conseguirá
liberar ou bloquear o acesso do seu usuário aos transports. Então
você pode definir que o usuário X at jabber.seudominio.com tenha acesso
ao msn e o usuario Y tenha acesso ao ICQ e MSN, até onde eu conheço
essaé a única maneira de controle pra esse recurso.

Se for usar os transports, dê preferência para a nova geração deles
feitas usando o xmpppy, em Python, como o PyMSNt, PyICQt, PyAIMt.
Esses 3 já estão disponíveis no ports, eu estou trabalhando agora no
PyYIMt, que é o do Yahoo. Acredito que logo estará disponível também.

Se você não quiser usar o ejabberd, use o jabberd-2.x, não aconselho
o uso do jabber-1.4.x, pois esse tem uma vulnerabilidade e está
marcado para ser removido do ports.

Meus $0,02

[]s
--