[FUG-BR] Xorg 7.1

Renato Botelho garga em FreeBSD.org
Domingo Agosto 13 09:50:54 BRT 2006

Mario Lobo escreveu:

> eheheh !. Num sou muito fã dele não mas... td bem.
>
> Quanto ao X7.1, Eu so não tenho uma maquina para experimentar. To usando o
> 6.9.0, que bem legal e não posso me ao luxo do tempo que eu vou ter que
> esperar para trabalhar, se as coisas derem errado.
>
> Tem problema não. Eu posso esperar tbem.

Os committers que cuidam do X estão preparando essa migração, que é
muito trabalhosa, mas acho que logo ela vem por aí.

A grande mudança do 6.9.x pro 7.0 é estrutural, ele não usa mais o
imake, agora é compatível com autotools, e foi dividido em módulos,
então quando a mudança no port vier, cada driver de placa de vídeo vai
ser um port separado, cada pedaço do X vai ser um também, você vai poder
fazer uma instalação customizada e bem pequena, apenas com o que você
precisa.

Junto com essa migração os caras estão fazendo uma conversão onde nada
mais será instalado no /usr/X11R6 ou X11R7, tudo será instalado no
/usr/local, outro motivo que está atrasando, pois alguns pacotes conflitam.

Tudo isso já foi bastante discutido e agora acho que está na reta final,
vamos aguardar as novidades.

[]s