[FUG-BR] Compartilhar internet usando pptp

Sexta Agosto 18 17:27:44 BRT 2006

para compartilhar no bsd use o natd

http://freebsd.ag.com.br/sessao8_9.html

com uma if vpn nunca tentei, mas deve funcionar.

--
Welkson Renny de Medeiros
Focus Automação Comercial
Desenvolvimento / Gerência de Redes
welkson em focusautomacao.com.br

----- Original Message -----
From: "Chacal4P" <chacal4p em gmail.com>
To: <freebsd em fug.com.br>
Sent: Friday, August 18, 2006 5:12 PM
Subject: [FUG-BR] Compartilhar internet usando pptp

Olá,

Instalei um servidor FreeBSD para compartilhar a internet para umas
maquinas com Windows 2000 e Linux, meu serviço de internet é
empresarial (ip fixo) então fiz assim:

Configurei a interface rl1 com a faixa ip da rede 192.168.0.1, a
interface interface rl0 para o modem 10.0.0.2 e o pptp, ai fiz:

# pptp 10.0.0.138 adsl &

Conectou de boa, dando um ifconfig mostra o meu ip real 200.101.xx.xx,
e no arquivo /etc/rc.config eu coloquei:

gateway_enable="YES"

Mas ele não está compartilhando a internet com as outras maquinas :-(

Atualmente tenho um servidor Linux rodando com configurações
semelhantes, a unica coisa que muda é que para compartilhar à internet
eu uso essa regra:

$ipt -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

E em casa tenho um servidor FreeBSD que funciona muito bem, só que
como minha adsl é home eu uso ppp -ddial adsl ao inves de pptp ....

Obs: Nesse FreeBSD tem um servidor DNS que esta funcionando blezinha ;-)

O que pode está faltando?
Se eu coloca-se o modem como router seria mais fácil?

Muito obrigado.

--
"Não sabendo que era impossivel, ele foi la e fez."