[FUG-BR] Tuning NFS Server

Rodrigo Lorenz lorenzhills em gmail.com
Quarta Agosto 23 10:05:01 BRT 2006

Bom dia pessoal,

                Uso um servidor FreeBSD-5.4 com NFS Server ativado
para compartilhar arquivos com outras máquinas com FreeBSD. Tudo
funciona, mas tenho  notado que o servidor fica um pouco mais lento
quando o nfs está rodando, quando uso o comando kill no processo
"nfsd" percebo instantaneamente que o consumo de CPU diminui e o
consumo de  memória também diminui. Existe algum tuning que eu poderia
estar fazendo no nfs para resolver isso?  No meu arquivo /etc/exports
estou compartilhando determinado diretório para apenas 3  máquinas,
com as seguinte opções:

/home/user/comp -maproot=0 200.201.202.203

O diretório "comp" não passa de 400K, só tem scripts shell, nada mais.

No rc.conf:

nfs_server_enable="YES"
nfs_server_flags="-u -t -n 8"
mountd_enable="YES"