[FUG-BR] wireless networking. dwl-g510, ath

Rainer Alves rainer.alves em gmail.com
Sábado Agosto 26 17:52:29 BRT 2006

Vinicius Azevedo wrote:
>  pablo; creio que eu nao precise disto. estou utilizando os modulos ja presentes no meu sistema.
>  danilo; chefe, creio que o chipset seja atheros mesmo. googlei um pouco sobre o lance de wifi com placas dwl-g e eram relacionados a utilizacao do atheros. no proprio handbook aparecem referencias sobre suporte de placas dlink deste genero pelo modolo para ath interfaces. li rapidamente no bsdforen (e/ou outros sites sobre o uso nao-problematico de placas do mesmo modelo que pretendo utilizar).
> [...]

Vinícius,

Essa placa tem 3 "revisões", e cada uma delas usa chipset completamente
diferentes:

Revisão A: chipset Marvell W8300
Revisão B1: chipset Atheros AR5212
Revisão C1: chipset RaLink

Ou seja, você só conseguirá usar o driver 'ath' se a sua placa for a
G510 revisão B1. Nos outros 2 casos terá que recorrer ao ndiswrapper.

A propósito, logo após carregar o 'ath' o dmesg já iria acusar algo
assim (se fosse realmente uma Atheros):

[rainer at bsd ~]$ dmesg | grep ath
ath_hal: 0.9.17.2 (AR5210, AR5211, AR5212, RF5111, RF5112, RF2413, RF5413)
ath0: <Atheros 5212> mem 0xc0210000-0xc021ffff at device 0.0 on cardbus0
ath0: Ethernet address: 00:0d:88:XX:XX:XX
ath0: mac 5.6 phy 4.1 radio 3.6
ath0: link state changed to UP

-- Rainer Alves