[FUG-BR] [off-topic] - BSD tem vantagens mas a bagunça do linux é melhor ?????

NgD Vulto hugo.ngd em gmail.com
Domingo Agosto 27 00:35:45 BRT 2006

2006/8/22, Daniel Bristot de Oliveira <danielbristot em gmail.com>:
> por que o linux fez sucesso:
>
> Por que pouca jente mexia a pouco tempo, ai aparecia um rapaz usava
> uma semana, se dizia o hacker, e outros amiguinhos deles usavam
> também, dae o professor dele, lia um livro de iniciante para linux e
> se achava o hacker também, os dois já conheciam o BSD, mas todos
> diziam que o BSD era muiito foda, e então eles continuaram usando
> linux porque Era Software livre, bom nenhum deles nunca havia
> modificado uma linha de código se quer, mas o software livre... Bom é
> di grassa...

> [...]

Os senhores estão confundindo as coisas, usar BSD não significa
odiar/desgostar do linux, ser contra o linux, zombar do linux ou
qualquer coisa.

É muito comum você montar uma roda de amigos para falar de futebol, e
sempre tem aquele que entrou só pra juntar uma galera pra sair pela
rua atacando a torcida adversária, enquanto a maioria entrou para
simplesmente conversar sobre futebol.

Já usando o mesmo sarcasmo que o Daniel Bristot usou, uso-o para
definir o que ele está fazendo:

"Uso bsd, não preciso do linux, o bom é o bsd, vou falar mal do linux
então, pois não uso, então vou criticar, vou buscar os argumentos mais
bobos, para parecer que o que eu uso é o certo, os outros são apenas
wannabe hackers, o importante é ridicularizar os outros para que eu
pareça o melhor"

Descrevendo sarcásticamente o que você está fazendo agora, e garanto
que não vai muito longe da realidade.

Que tal eu falar que uso linux, e que não me encaixo nesse perfil sujo
que você inventou?

Não posso dizer que esse tipo de pessoal não exista, mas direciona-lo
para o linux é uma tentativa obvia de denegrir a imagem do sistema,
que não condiz com a realidade, até porque, existindo esse tipo de
pessoa ele pode muito bem usar o BSD e ser um wannabe hacker, dai você
pode tentar dizer algo como "mas ai não é um verdadeiro bsd user" e
então eu te digo o mesmo, esse tipo de pessoa não é um "verdadeiro
linux user" e ficamos na mesma, discutindo como duas comadres
fofoqueiras sobre assuntos que não nos levariam à nada.

Na realidade o pessoal do linux, a maioria não comenta muito sobre o
bsd, nem pra dizer que é "f*da" como você falou, e nem pra dizer que é
pior ou melhor que o linux, eles simplesmente não se importam, quando
de vez em nunca falam, dizem "ah, bsd é mais pra servidor", no máximo
eles falam isso, e não há ataques verbais ao sistema BSD, pois o bsd
não é o foco deles, portando por que falariam nele?

O respeito que a comunidade linux tem com outros sistemas é uma coisa
bonita, considerando em relação ao que muitos bsd users tem com o
linux é uma coisa absurda, claro que muitos como eu e muitos outros
aqui podem partilhar do mesmo respeito, mas o número de atacantes
verbais é enorme.

A sua critica que usar um software livre sem nunca ter editado uma
linha de código e se sentir 'super' não tem fundamento, será que até
hoje você ainda não percebeu a vantagem de usar um software livre?eu
vou te explicar, usar um software livre é bom porque mesmo que você
nunca edite uma linha de código do programa em questão, você tem a
satisfação de ter programadores competentes pelo mundo inteiro olhando
aquele código e muitos interagindo com o criador do software e
enviando soluções para problemas, isso gera um código melhorado, mais
seguro e funcional, e por isso o uso do software livre é vantajoso e
digno de orgulho, e não necessariamente que você precise editar o
código para poder se orgulhar, ou para fazer efeito, e outra coisa,
nem todo software livre é de graça.

A mudança de distribuição consiste exatamente na liberdade de escolha,
a busca pelo qual mais atender as suas necessidades como usuário,
pulei dentre várias distribuições por diversos motivos, posso citar a
vontade de conhecer a nível de curiosidade, e a busca da qual se
encaixasse melhor com o meu perfil como usuário, que é basicamente o
porque de tantas distribuições existirem.

Sequencialmente falando você mais uma vez comenta sobre o pessoal do
linux não mexer em linhas de código, aumentando ainda mais o blablabla
com pouco fundamento, o fato do meu carro ter uma abertura frontal
possibilitando o conserto sem dúvida traz vantagens pra mim, mesmo que
eu não saiba consertar, concorda?

Depois você vem fazer pouco dos que estão aprendendo ao ler tutoriais
na internet, e acessar por exemplo um servidor web por localhost?que
mal há nisso?ao contrário do que você acha, eu acho isso muito bonito,
pois o tutorial foi escrito por alguém querendo disponibilizar seus
conhecimentos, e alguém interessado veio e aprendeu com aquilo, isso é
fascinante, é incrível, por que não dizer, extraordinário?você pode
zombar do seu irmão mais novo quando ele ainda está aprendendo a somar
enquanto você já sabe multiplicar, mas você nunca sabe o dia que ele
poderá te ensinar a dividir.

Mais uma vez você fala que eles prestigiam bastante os usuários do
bsd, e que vão fazer sites linkando 'até bsd', sinceramente o bsd é
mal lembrado pela comunidade linux, e muito menos existe esse tal
prestigio "nossa o cara usa bsd!", isso ai é só uma ilusão que você
criou pra você, existe o respeito, assim como respeitam outros, é tudo
que eu posso garantir, mas o sistema bsd é muito mal lembrado, é como
se não existisse, até porque como eu já falei, não é o foco deles.

Camisetas?eu tenho uma blusa do Slackware, não me interessei pela
hacked by linux, mas não teria problema algum em comprar, não acho que
isso signifique alguma coisa, até porque o termo hacked nesta frase
não se refere a nada hacker, se quiser posso explicar, basta
perguntar, agora que você tocou no assunto acho que vou até comprar
uma dessa, dai os usuários mal informados vão sair apontando o dedo
dizendo coisas fora da realidade e então poderei rir deles.

Você disse: "Bom ai ele ve que é a hora de usar BSD. ai só Deus
sabe... Ou evolui
oi fica naquela ...."

Evoluir pra você é usar um BSD?pois eu já penso diferente, pra mim
evoluir é aprender, obter novos conhecimentos com frequência, é
respeitar quem merece respeito, é ter opinião firme porém aberta para
ser mudada quando provado que você não tinha razão, evoluir é
compartilhar o que você sabe, pois você não é eterno, mas a informação
é útil tanto para essa geração quanto para outra, você ensina alguém
hoje, ele ensina alguém amanhã, esse alguém ensina seu neto e isso vai
passando, isso é evoluir, e não instalar um sistema que dizem que é
bom e sair por ai em listas tentando denegrir a imagem de determinados
sistemas operacionais, isso não é evoluir, muito menos fazer pouco
daqueles que estão aprendendo, não, isso não é evoluir, isso é
exatamente criar uma barreira diante da evolução.

Para concluir essa questão, você pode sim evoluir usando linux.

Foi-se o tempo que o uso de números no lugar de letras soava como
hacker, isso simplesmente virou moda e o povo saiu usando, gente que
nem de computador gosta, simplesmente usa por usar, nicks como
an1nhazinh4 e etc, mulheres também adotaram a idéia, e ainda mais,
isso nunca foi exatamente uma coisa hacker, e sim uma forma diferente
de representar um nome, toda forma de criatividade é válida, por mais
que uns e outros tentem ridicularizar, até porque sempre vai ter
alguém tentando ridicularizar alguma coisa.

Como assim usuário linux não gosta de bsd?eles apenas estão felizes o
suficiente em seus sistemas para ir atrás de outro, não significa que
eles 'não gostem do bsd', é mais como não pensar nele do que qualquer
coisa, o pessoal do bsd sim tem apresentado um comportamento que eu
posso dizer que eles não gostam do linux, e nem respeitam, claro que
não são todos.

É complicado você definir o linux como bagunça só porque você leu em
um site por ai pela internet, o linux é bem organizado, mas cuidado,
para não dizer que o linux não é organizado baseado em alguma
distribuição apenas, estamos falando de modo geral, ou você
simplesmente acha desorganizado porque tem muitas distribuições?isso é
um argumento batido já, e fraco, a variedade só tende à enriquecer o
sistema, jamais o oposto.

Ao dizer que "ninguém sabe o que está fazendo", você que é o
'inocente' na história, mas não vou quebrar a sua inocência, claro
amigo, eles sabem o que estão fazendo, tudo que estão aprendendo não
servirá para nada.

Bom entrando já no meu lado pessoal, eu uso tanto linux quanto bsd já
tem um bom tempo, participo de comunidades aqui do meu estado,
participo tanto de uma de linux quanto uma de bsd, que no caso eu
mesmo fundei a de bsd, com o intuito de levar aos eventos tanto
informação sobre o sistema, CDS do sistema, esclarecimentos, mostrar
exatamente o oposto do que você está fazendo agora, mostrando que nós
não somos anti-linux ou rivais, e não ficamos por ai falando besteiras
sem rumo, e ainda, principalmente levar o bsd em eventos onde até
então só havia linux, mostrando que também existe outra alternativa ao
sistema proprietário, fazendo isso de forma educada e formal, sem
atacar o outro.

Se o pessoal do linux tivesse a cabeça fechada, eu seria barrado, mas
muito pelo contrário, eu fui bem aceito.

Ao invés de sentar em sua cadeira e ficar criticando e supondo o que
não sabe, eu acho que você deveria se preocupar mais com você mesmo,
ver se realmente está ajudando o sistema que tanto fala, se sim ótimo,
parabéns, mas talvez não seja o suficiente, sempre há um meio de
ajudar mais.

Você indiretamente julga os usuários do linux leigos, bom isso não faz
o menor sentido, mas se fosse, isso não seria problema, pois o
conhecimento é a maior riqueza que o ser humano pode adquirir durante
a sua vida, e graças ao grande desenvolvimento da tecnologia nos
últimos anos, nós temos informação correndo solta por ai, aprende quem
quiser, quem precisar, quem se interessar, felizmente está ao alcance
de muitos, esses tais que dispõe de acesso ao fantástico mundo da
internet, e eu estou pouco preocupado com o que um sabe e outro não
sabe, vivo em busca de aprender, e de ensinar o que eu sei aos que
aquilo buscaram e aquilo mereceram.

Por outro lado saber mais não torna uma pessoa superior, só torna a
pessoa mais sábia, a sabedoria é composta por conhecimentos dos quais
são úteis para si e muitas vezes para os outros a sua volta, e não
necessariamente te torna superior, isso é comumente confundido também,
é como se eu viesse aqui de forma baixa corrigir possíveis erros
ortográficos de certas pessoas, reconhecer erros não me torna superior
ou invulnerável ao erro também, eu posso corrigir um S por um Ç e
escrever um S por um Z, ninguém sabe tudo, ninguém nunca sabe o
bastante, ninguém é melhor que ninguém.

Aos prezados administradores da fug, entendam tudo como uma conversa,
isso não é um flame, ele abriu um assunto público e eu dei
continuidade, fiz o possível para manter uma linguagem de alto nível e
educada.

Hugo Pessoa.

--
Uma informação por dia, leva ao sábio sabedoria.

There will be a day machines will reign, and only the ones able to
understand them will survive.

Freebsd Br-User Registered #260.

Hugo Pessoa/NgD Vulto.