[FUG-BR] PowerBook + FreeBSD

Rainer Alves rainer.alves em gmail.com
Ter Fev 14 23:59:38 BRST 2006

Fidel Cassio wrote:
> Hoje uma pessoa me ofereceu um PowerBooK G3 Series Bronze Keyboard a
> preço minimo.
> Ela trouxe dos EUA e queria instalar M$ win como eu disse que num
> tinha jeito ela disse que iria me vender bem barato.
> Gostaria de saber se o FreeBSD roda nele?

Roda, basta instalar a versão pra plataforma PowerPC (freebsd/ppc).
Mas há algumas limitações:

- O mouse não funciona na console.
- fdisk não funciona
- só detecta teclados USB

Como o fdisk não funciona (nem mesmo durante a instalação), você terá
que criar uma partição extra antes.
No caso do G3, pode ser que a instalação trave enquanto estiver
detectando o hardware, isso porque ele tenta detectar uma porta USB que
não existe. Pra corrigir isso dê um "set hint.pcib.1.skipslot=25" no
loader prompt.

No mais é só seguir as instruções completas aqui:
http://people.freebsd.org/~grehan/iso_install.txt

E vale a pena também ver o site específico do projeto freebsd/PPC:
http://www.freebsd.org/platforms/ppc.html

PS: Obviamente que nada disso é certeza porque o port no PowerPC ainda é
considerado experimental... portanto eu testaria uma instalação completa
antes de desembolsar a $$$.

-- Rainer Alves