Re: [FUG-BR] Problemas na configuração de FTP

Renato Botelho garga em FreeBSD.org
Qua Fev 15 08:09:15 BRST 2006

On 2/14/06, Soares Neto Claudionor <netocs em yahoo.com.br> wrote:
> Boa-tarde, pessoal!
> Pesso ajuda para solucionar problema de configuração
> do Freebsd para servidor de FTP.
>
> Uso o Pure-ftp, abri acesso ao meu firewall(ipfilter)
> para permitir acesso à porta 21 ( Fiz um rdr e dei
> premissão nas rules).
> Quando tento conexão fora de minha rede (internet) ele
> solicita usuario e senha para a conexão, mas no
> procedimento de conexão é executado o comando LIST,
> quando isto acontece ele não lista o diretório
> autorizado retornando a mensagem de timeout. Iformando
> que o servidor não retornou corretamente.

> [...]

Há um bom tempo não uso mais o ipfilter /  ipnat, vamos ver se ainda me lembro.

Primeiro, configure esse parametro no seu pure-ftpd.conf

PassivePortRange          10000 40000

Depois, no seu ipnat.rules:
map xl0 192.168.0.0/16 -> 0/32 proxy port ftp ftp/tcp
map xl0 192.168.0.0/16 -> 0/32 portmap tcp/udp 10000:40000
map xl0 192.168.0.0/16 -> 0/32

ipf.rules
pass in quick on xl0 proto tcp from any to any port = ftp      flags
S/SA keep state
pass in quick on xl0 proto tcp from any to any port = ftp-data flags
A/A  keep state

Acredito que isso resolve os problemas com ftp ativo/passivo nas duas direcoes.
--
Renato Botelho