[FUG-BR] PowerBook + FreeBSD

Helio Loureiro helio em loureiro.eng.br
Qua Fev 15 11:23:28 BRST 2006

Em Qua, 2006-02-15 às 08:16 -0300, Fidel Cassio escreveu:
> Eu olhei nos sites e vi que OpenBSD e NetBSD rodam. Tenho cd do open e
> vou testar nele.
> Matheus  vou pagar R$200,00 ela me pediu 300 mas fexei em 200 porque
> ta sem bateria. Uma nova ta 70dollares. Peguei porque tava barato e
> sempre quis ter um mac.

	Eu tenho um iBook G3 de 500 MHz, no qual digito essa mensagem no
momento.  Estava rodando MacOSX, um BSD (Darwin) baseado no FreeBSD, mas
como o desempenho era sofrível, optei por trocar.
	Olhei as opções e vi disponíveis Linux, OpenBSD e NetBSD.  No FreeBSD o
suporte ainda é muito instável com poucas aplicações rodando, inclusive
no ports.
	Pensei bem e optei por Linux, Ubuntu.  Não é um FreeBSD, mas te a
atualização fácil, roda todos os aplicativos que preciso, tanto em
linguagens de programação e ferramentas de rede como suites de
escritório (openoffice).  Algumas coisas não funcionam 100%, como o
modem e o suporte à APM, além de minha interface de rede USB (DWL-122),
mas estou satisfeito com o desempenho.  Se quiser experimentar, existe
um livecd do Ubuntu para ppc.  Antes de peder madrugadas para descobrir
como fazer o boot pelo cd, já aviso que em geral basta teclar "c" no
inicialização da máquina.

helio em xuxu:~$ uname -a
Linux xuxu 2.6.12-10-powerpc #1 Mon Jan 16 17:38:57 UTC 2006 ppc
GNU/Linux
helio em xuxu:~$ cat /proc/cpuinfo
processor       : 0
cpu             : 750CXe
temperature     : 26-28 C (uncalibrated)
clock           : 499MHz
revision        : 34.21 (pvr 0008 2215)
bogomips        : 995.32
machine         : PowerBook4,1
motherboard     : PowerBook4,1 PowerBook2,2 MacRISC2 MacRISC Power
Macintosh
detected as     : 257 (iBook 2)
pmac flags      : 0000001b
L2 cache        : 256K unified
memory          : 384MB
pmac-generation : NewWorld

	Por último, uma ajuda para fechar negócio: MAC é um puta hardware.  Faz
vc ver como PC é lixo de consumo (e por essa razão é barato).

--
[]'s