[FUG-BR] Conta de email somente interna

Tiago Cruz tiagocruz em forumgdh.net
Sex Fev 17 15:54:35 BRST 2006

Rapaz,

> Utilizo a configuração abaixo para fazer com que os usuarios listados
> no arquivo usuarios_restritos somente possam enviar e receber emails vindos de
> dominios e/ou usuarios que estiverem relacionados no arquivo
> dominios_restritos, talvez seja uma luz.

acho que estou realmente zicado. Não consegui seguir suas instruções
para fazer isso ae...

> enviar_restritos:
> usuario02 em meudominio.com.br  locais
> usuario21 em meudominio.com.br  locais
> usuario200 em meudominio.com.br locais

Para que serve então o enviar_restritos? :-)

Meu arquivo ficou assim, as linhas com @ são as que incluí no meu main.cf
(coloquei o @ aqui só para facilitar a visualização das alterações)

smtpd_sender_restrictions =
      permit_mynetworks
      permit_sasl_authenticated
      reject_non_fqdn_sender
      reject_unknown_sender_domain
      check_sender_access hash:/mailcfg/sender_access
      permit

@smtpd_restriction_classes = internos, locais
@      internos = check_sender_access hash:/usr/local/etc/postfix/dominios_restritos, reject
@      locais = check_recipient_access hash:/usr/local/etc/postfix/dominios_restritos, reject

smtpd_recipient_restrictions =
@      check_recipient_access hash:/usr/local/etc/postfix/usuarios_restritos
@      check_sender_access hash:/usr/local/etc/postfix/enviar_restritos
      permit_mynetworks
      permit_sasl_authenticated
      reject_unauth_destination
      reject_non_fqdn_sender
      reject_non_fqdn_recipient
      reject_unknown_sender_domain
      reject_unknown_recipient_domain
      reject_invalid_hostname
      reject_non_fqdn_hostname
      #check_recipient_access hash:/mailcfg/recipient_access
      reject_spf_invalid_sender
      reject_rbl_client bl.spamcop.net
      reject_rbl_client sbl-xbl.spamhaus.org
      reject_rbl_client relays.ordb.org
      reject_rbl_client opm.blitzed.org

E, após rodar o postmap nos arquivos e dar um reload o no serviço, o postfix pára de trabalhar com a seguinte mensagem:

Feb 17 15:20:38 vader postfix/smtpd[8388]: fatal: restriction class `internos' needs a definition
Feb 17 15:20:39 vader postfix/master[7764]: warning: process /usr/local/libexec/postfix/smtpd pid 8388 exit status 1
Feb 17 15:20:39 vader postfix/master[7764]: warning: /usr/local/libexec/postfix/smtpd: bad command startup -- throttling

Tentei ainda algumas dicas do site abaixo, sem sucesso.... poderia por favor me passar alguma dica?
http://www.unitednerds.org/thefallen/docs/index.php?area=Postfix&tuto=Postfix-DominioRestrito

Obrigado!