[FUG-BR] ajuda com kernel - SHMMAXPGS SHMMAX SHMALL

Alexandre Bensi aledon em dep.ufscar.br
Qui Jan 5 09:51:10 BRST 2006

Aloha!

 Gostaria de ajuda para definir os parâmetros de kernel para condição ótima
com aplicações que compartilham muita memória e conexão aberta por muito
tempo, como banco de dados.

 Estou com problemas com PostgreSQL 8.0.3 que consome todos recursos de
memória compartilhada deixando de funcionar corretamente depois de alguma
semanas.

 Estou rodando FreeBSD 5.4-STABLE em um P4 HTT 2.8GHz com 2GB de RAM.

 Já faz algumas semanas que venho definindo novos parâmetros de kernel, mas
o problema continua, só esta demorando mais tempo para ocorrer.

 Atualmente os parâmetros estão demasiados altos naquilo que costumo definir,
 agradeço ajuda.

options         NMBCLUSTERS=65536
options         SHMMAXPGS=2147483647
options         SEMMSL=256
options         SEMOPM=256
options         SEMMNI=256
options         SEMMNS=32000
options         SEMUME=256
options         SEMMNU=256
options         SEMMAP=256
options         SHMSEG=256
options         SHMMNI=4096
options         SHMMAX=134217728
options         SHMALL=2097152
options         MSGMNB=16384
options         MSGMNI=41
options         MSGSEG=2049
options         MSGSSZ=64
options         MSGTQL=512

Valeu pessoal,
Aledon.
--
Sistema correio eletrônico acadêmico DEP/UFSCar