[FUG-BR] RES: Sistema de Backup

Leonardo Larsen Rocha leonardo em nunix.com.br
Sex Jan 13 17:28:01 BRST 2006

Mandai

-----Mensagem original-----
De: Freebsd-bounces em fug.com.br [mailto:Freebsd-bounces em fug.com.br] Em nome
de Rafael Aquino
Enviada em: sexta-feira, 13 de janeiro de 2006 14:03
Para: Lista de discussao do grupo FUG-BR
Assunto: Re: [FUG-BR] Sistema de Backup

Oi,

Tenho FreeBSDs e Linux em um parque de servidores, fora os Windows, então
estou utilizando rsync por dentro de SSH. Acho que é a melhor solução,
principalmente porque os servidores estão fisicamente separados,
conectando-se através de wireless. O rsync utiliza um algoritmo de
comparação e compactação dos dados para transmissão. Aliado ao ssh, que
também pode compactar as conexões, mantendo-as seguras, após o primeiro
sincronismo, que copia toda a estrutura, os outros sincronismos copia apenas
a alteração.

Inclusiva, para fins de histórico, criei uma estrutura, utilizando as flags
do rsync, que faz backup dos arquivos que sofreram alteração ou foram
deletados e os armazena (assim optamos) por 4 semanas, eliminando a
necessidade de recorer a fitas ao precisar de arquivos mais antigos.

Se alguém desejar, posso enviar os scripts que estou utilizando por aqui.

Rafael Aquino

On Thu, 12 Jan 2006 00:15:11 -0200, Joao Rocha Braga Filho wrote

> Acho que ficaria um pouco melhor com ssh funcionando como rsh, pois
> faria o envio em tempo real, na hora em que está compactando, não
> consumindo espaço extra nos seus discos locais.
>
>     João Rocha.

web,
e NFS,
tenho