[FUG-BR] Bridge+Firewall(pf)

irado em hotpop.com irado em hotpop.com
Sex Jan 27 15:56:45 BRST 2006

Search the web by email! mailto:www em web2mail.com
adding your search to the subject line like this:
search summer vacations

bem.. vou tentar chutar um bocadinho aqui, um bocadinho ali. Afinal, chutar não ofende (depende de onde o chute acerta, claro.. rs).

bem.. vamos lá:

> set loginterface none

os vários "set" anteriores são convencionais, tais como constam do /etc/pf.conf original. Contudo, aí em cima vc está dizendo que NENHUMA das interfaces terá log gerado. Conviria alterar para:

set login interface $public

> block log all

ou

block return log all #bloqueia tudo

pass quick on lo0 all

bem.. agora deverá realmente gerar os log´s.

> Hostid: 0xb01f8215

> State Table                          Total             Rate

>   searches                            9792            4.3/s

[...]

>   match                               9792            4.3/s

hmmm... aparentemente, TODOS os pacotes foram barrados, mas vc diz que não :(

experimente, novamente. Pode ser que eu nem possa ver mais hoje, ficaria para segunda. Mas eu espero que os coleguinhas que estão nos lendo venham ajudar, afinal, não entendo quase nada disso - risos.

como sugestão, apenas, envio o meu próprio pf.conf, remova as partes que não importam (só não o fiz para não ´bagunçar´ muito), como o "nat", por exemplo, ou ftp que (acho) são dispensáveis no momento.

:=== begin

# variaveis

EXT_nic = "rl0" # substitua pelos seus externos/internos

INT_nic = "rl1"

#ftp_proxy = "> 49151" # não importa (ainda)

LAN = "192.168.1.0/24" # a sua..

table <firewall> const { self }

servicos = "{ http, https, smtp, pop3, nntp, ssh }"

set timeout { interval 10, frag 30 }

# [aqui, aquêle montão de "set" que já tratamos]

set loginterface $EXT_nic # pra gerar os log´s

set optimization normal # para uma rede de muito trafego, definir como "aggressive".

set block-policy return # eu uso return, vc drop.. não importa agora

set require-order yes

set fingerprints "/etc/pf.os"

# normalizacao

scrub on $EXT_nic reassemble tcp no-df random-id # não sei se bridge usa.. que diz o seu tutorial?

# queueing --> aqui devem ser definidos os controles de banda (omitidos)

# nat e redirecionamentos (omitidos)

# redirecionar as solicitacoes de ftp para o ftp-proxy #omitido

# filtragem # é aqui que tudo começa

block return log all #bloqueia tudo e log nêles :)

pass quick on lo0 all # a máquina pode falar com ela mesma. De doido, até máquinas..

pass out on $EXT_nic inet proto tcp all flags S/SA modulate state

pass out on $EXT_nic inet proto { udp, icmp } all keep state

# incoming active ftp-data (this is required for active ftp to work

# omitido

pass in log quick on $INT_nic proto tcp from $LAN to !<firewall> port $servicos flags S/SA modulate state

#meio ocioso pq, se a placa não tem ip-addr, não tem como o firewall saber se é pra êle ou não. Mas enfim, não vai doer.

pass in log quick on $INT_nic inet proto { udp, icmp } from $LAN to !<firewall> keep state

# idem, idem.

:=== end

se funcionar como deve, está autorizado o tráfego da sua lan pra fora, vindo pela placa interna. Na verdade, como não examinei muito o funcionamento disso, não tenho muita certeza. O que, na verdade, imagino (com segurança) é que TUDO o que vier de fora será barrado. Experimente um "ping" a partir de máquina externa.

Muito tempo atrás fiz uma bridge mas foi com o ipf, ainda não converti para pf.

:(

mas enfim.. TUDO o que vier de fora COM CERTEZA será agora barrado e logado. Daí, é só "afinar" as regras.

divirta-se.

---

saudações,

irado furioso com tudo

FreeBSD BSD50853/Linux User 179402

Mais atrocidades são cometidas em nome das religiões do que em nome do ateísmo.