[FUG-BR] RES: OFF - TOPIC Access Points

Fabrício Fadel Kammer ffkammer em conchalnet.com.br
Seg Jan 30 08:47:07 BRST 2006

Bom dia Otacilio,

Primeiramente, sempre que possível NÃO UTILIZE amplificadores, pois lhe
trará mais dores de cabeça do que benefícios. É muito melhor você fazer
uma combinação boa de rádio+antena (principalmente escolher bem a
antena) que, com certeza, permitirá uma cobertura muito boa.

Já o número máximo de usuário possíveis em um access point é teórico,
tudo dependerá do seus clientes utilizarão, por exemplo, se forem pessoa
física e utilizarem muitos software p2p a quantidade máxima de
associações simultâneas cairá drasticamente, devido ao número de
conexões tcp abertas por esses softwares.

Agora a indicação de quais equipamentos utilizar depende muito da área
de cobertura desejada, do relevo do local, interferência existente, etc.
Mas posso citar algumas marcas como proxym e orbitel, que são
equipamentos muito bons e homologados pela Anatel. Também há alguns
sistemas operacionais desenvolvidos em cima de linux/bsd que permitem um
excelente gerenciamento, entre eles posso citar o star-os
(www.star-os.com) e o mikrotik (www.mikrotik.com), sendo este último
muito completo e com gerenciamento muito fácil via ssh/software
próprio/web. Também há o MonoWall (http://m0n0.ch/wall/) e WifiBSD
(http://www.wifibsd.org/), que são freewares e baseados em FreeBSD, mas
nunca utilizei nenhum dos 2.

Particularmente utilizo o Mikrotik em minhas torres com cartões
Atheros/Prim 2 e antenas Setoriais ou Omni direcionais.

Abraços

Fabrício F. Kammer
Conchalnet
Soluções Wireless