[FUG-BR] SPam

Nilson Debatin nilson em forge.com.br
Segunda Julho 3 17:02:17 BRT 2006

Em Seg, 2006-07-03 às 16:47 -0300, Welkson Renny de Medeiros escreveu:
> O que dizem do QMAIL? qmail ou postifx? instalei usando o qmailrocks
> (http://www.qmailrocks.org/) a alguns meses... só fico meio preocupado com a
> questão da segurança... não vejo muito falar sobre falhas nele nas listas de
> segurança, ou é muito bom ou não sei :-) se puderem comentar.
>
> Sobre spam ainda não instalei nada, o domínio ainda não foi divulgado, e
> ainda não recebo spam...

Esse é o tipo de coisa q não se pergunta numa lista dessas, pois como
já aconteceram outras vezes isso pode virar uma briga religiosa.
Resumindo: Ambos os MTA's qmail e Postfix são muito bons e atendem
bem as funções para as quais foram desenhados. Na minha opnião a grande
diferença é que o qmail não é "atualizado" desde 1998, e o que acontece
é que pessoas que gostam dele desenvolvem patchs pra isso, patchs
praquilo e patches pra isso poder funcionar em conjunto com aquilo.
Já o Postfix tem desenvolvimento constante e ativo, suporta nativamente
varias coisas modernas em termos de MTA (leia-se sem patches, asis), é
amplamente utilizado e documentado, além de existir uma grande gama de
softwares pra trabalhar com ele, e por isso eu prefiro utilizar
o Postfix.

[]s
Nilson