[FUG-BR] Sugestões para Solução de Storage

Felipe Neuwald felipe em neuwald.biz
Terça Julho 4 11:13:46 BRT 2006

Bom dia povo,

Cada mês que passa venho tendo que resolver de formas diferentes a
organização do armazenamento de dados dos meus servidores da rede local
em São Paulo. GBs mais GBs que usuários vão consumindo cada mês, o que
me leva a repensar a solução de armazenamento de uma forma estruturada e
que suporte o crescimento quando houver necessidade, modular.

Para isso, tô pensando na seguinte solução e tô querendo ouvir algumas
opiniões:

- Rodar em uma máquina um servidor FreeNAS com quatro HDs SATA de 500 Gb
(Total 2Tb);
- Meus 2 servidores de arquivos (samba) vão acessar este servidor
FreeNAS via NFS;
- Este servidor FreeNAS terá saídas USB 2.0. Conforme eu vá tendo
necessidade de mais espaço adiciono HDs externos:

http://www.maxtorsolutions.com/en/catalog/OTIII_FireWire_USB/ ou
            http://www.maxtorsolutions.com/en/catalog/MSS_II_Dual/ .

Sei que vou perder um pouco de qualidade quando for colocar os discos
USB, pois a taxa de transferência USB 2.0 é menor que SATA. Iai,
sugestões? O que acham do projeto?

Um abraço,

Felipe Neuwald.