[FUG-BR] BSD para Firewall

Rodolfo Zappa rodolfo em archive.com.br
Quarta Julho 5 20:18:36 BRT 2006

Caros amigos da lista,

Estou planejando uma solução de firewall robusta. A escolha óbvia do
S.O. é BSD.

Mas  gostaria de trocar/colher informações da comunidade.

Sem levar em consideração o que cada um já sabe, ou está mais habituado,
gostaria de tomar decisões sobre aspectos técnicos apenas.

Tenho dúvidas entre FreeBSD e OpenBSD, este último ainda não
familiarizado. A despeito do OpenBSD ser considerado mais seguro que o
FreeBSD, com o Free eu tenho contato a mais tempo e se levar a decisão
por aspéctos não técnicos, este último ganha.

Mesmo já usando o Free em algumas soluções, tenho optado por utilizar o
PF em detrimento do IPFW ou IPFILTER, por achá-lo mais completo, mais
robusto e até mais fácil para criar regras mais complexas (uso de macros
e tables facilita a vida um bocado).

Fica a pergunta: apesar de particularmente achar que entre os dois BSD o
mais seguro é o melhor administrado, gostaria de saber: É justificada a
fama do OpenBSD e com ele se obtem grandes vantagens em questões de
segurança, em relação ao FreeBSD?

--
Cordialmente,

Rodolfo Zappa

"Linux é para pessoas que odeiam o Windows.
BSD é para pessoas que amam o UNIX!"