[FUG-BR] RES: BSD para Firewall

Quarta Julho 5 21:28:49 BRT 2006

On 7/5/06, Carlos Silva <casmedia at gmail.com> wrote:
> [...]
> FreeBSD.
> Só recompilando o kernel para ativar um módulo que deseje.
>
> Muitos podem achar um problema, mas não deixa de ser algo bem seguro.
>
> Existem outras particularidades que fazem muitos Admins preferirem o OpenBSD
> quando a segurança é prioridade.
>
> Quanto ao desempenho do FreeBSD, realmente é verdade.
> O Apache, por exemplo, roda bem mais rápido no FreeBSD do que no OpenBSD.
>
> Alguém na lista pode contribuir com informações mais detalhadas
> principalmente quanto a testes comparativos de desempenho?

EU uso o FreeBSD por muitos motivos, entre eles é que eu estou mais
acostunado e  por que eu iso o ipfw, etc.

O OpenBSD tem fama de  ser mais seguro, e acredito que seja. Não é
à toa que chaman de ParanoidBSD. Até o swap é encriptado.

O FreeBSD pode ter a sua seguranća aumentada. Se você subir o nível
de seguranća para 2 só poderar ajustar a hora de segundo em segundo
e não poderá mais carregar módulos de kernel, entre muitas outras coisas.
Se subir até 3, só poderá mudar as regras de firewall no próximo boot.

A escolha pode depender do nivel de paranóia.

Abraćos,
    João Rocha.

PS: Desculpe-me o erro do cedilha. Ele já está consertado, mas preciso
fechar e reabrir o firefox para resolvê-lo.