[FUG-BR] instalando programa

Renato Botelho garga em FreeBSD.org
Sábado Julho 8 09:09:27 BRT 2006

Suprema Informática Ltda - Leandro wrote:
> Pessoal, tenho uma dúvida,
>

> Sei que com um simples "make" "make install" no diretorio no programa
> que quero dentro do /usr/ports, eu instalo qualquer programa,
>
> agora, digamos que eu precisa-se adicionar algum parametro para suporte
> do programa, como faço isto lá no ports.
>
> ou tenho apenas que pegar o arquivo.tar.gz e instalar apartir dele.

O ports nada mais é do que um Makefile gigante, dividido em milhares de
diretórios. Sendo assim variáveis podem ser passadas para uma
configuração diferente do padrão.

Muitos ports adotam um esquema de configuração chamado OPTIONS, é uma
interface curses, uma telinha azul igual o sysinstall.

Para você saber se o port que você quer instalar tem essa opção, vá ao
diretório do port e digite "make config".

Se ele não tiver uma opção assim, então edite o Makefile dele e dê uma
lida, provavelmente você verá num comentário no cabeçalho ou em alguma
outra parte várias variáveis estilo WITH_FOO ou WITHOUT_FOO.

Você pode adicionar essas variáveis ao /etc/make.conf para que na
próxima vez sejam usadas também, você pode usar um trecho como o abaixo
para diferenciar as variáveis de cada port:

.if ${.CURDIR:N*mail/mutt-devel}==""
WITH_MUTT_COMPRESSED_FOLDERS=yes
WITH_MUTT_QUOTE_PATCH=yes
WITH_MUTT_IMAP_HEADER_CACHE=yes