[FUG-BR] RES: Captive Portal

Fabrício Fadel Kammer ffkammer em conchalnet.com.br
Quarta Julho 12 15:59:44 BRT 2006

Fiz o seguinte aqui:

QQ tráfego com destino a porta 80 redireciono para meu apache em uma
porta diferenciada (800).
No apache tenho os seguintes virtual hosts configurados:

<VirtualHost MEU_IP_AQUI:800>
  RewriteEngine On
  RewriteCond "%{HTTP_HOST}"   "!^meusitedeautenticacao.com.br$"
[NC,OR]
  RewriteCond "%{SERVER_NAME}" "!^meusitedeautenticacao.com.br$"
[NC]
  RewriteRule "(.*)"
"http://meusitedeautenticacao.com.br:801/index.php?url=%{HTTP_HOST}$0"
[R]
</VirtualHost>

<virtualHost 200.99.34.1:801>
    ServerName meusitedeautenticacao.com.br
    DocumentRoot /usr/local/www/apache22/data/login
    #RewriteEngine on
    #RewriteCond %{REQUEST_METHOD} ^(TRACE|TRACK)
    #RewriteRule .* - [F]
    ErrorLog /var/log/apache/httpd-error-login.log
    CustomLog /var/log/apache/httpd-access-login.log combined
</VirtualHost>

	A regra IPFW desvia o tráfego paga a porta 800, o apache pega
esse tráfego e reenchaminha para o mesmo endereço, só que na página
801... aqui exibo o form de autenticação para o usuário. Ele digita
login/senha e o sistema libera o acesso para ele.
	A única forma que consegui para não ter problemas de exibir a
página de login novamente foi aguardar um tempo de 15 segundos após a
autenticação do usuário. Após o login eu uso o seguinte:
header(refresh: 15; url=http://".$_POST["url"]);

	Para não deixar o usuário doido, achando que não tá funcionando,
fiz um contador em javascript que faz uma contagem regressiva (de 15s
até 0s) do tempo que falta para o usuário acessar a página solicitada
originalmente, com a mensagem, "AGUARDE, VOCÊ SERÁ REDIRECIONADO PARA
..... EM XX SEGUNDOS"

[]s

Fabrício F. Kammer