[FUG-BR] Ports Qmail x SPAM

Renato Botelho garga em FreeBSD.org
Quinta Julho 13 08:52:12 BRT 2006

Marcelo Divaldo Brake wrote:
> Evandro,
>
> Aqui no provedor onde eu trabalho, usamos a técnica de Greylisting
> (http://projects.puremagic.com/greylisting/) e o resultado foi a
> diminuição de cerca de 80% no número de SPAMs recebidos.
> Ele funciona da seguinte maneira:
> Quando alguem envia um e-mail para um dominio em seu servidor, ele pega
> o IP, remetente e destinatário e coloca em um banco de dados e dá uma
> mensagem de servidor ocupado para o servidor que está enviando o e-mail.
> Por default, um servidor de e-mail deve retransmitir esse e-mail
> [...]

Eu acho que é uma técnica válida, hoje, mas a medida que muitos
SMTPs vão adotando essa técnica, não vai demorar nada pros spammers
melhorarem o programinha e fazê-lo tentar uma 2a. vez sempre que não
for entregue.

Esse negócio de spam é uma praga e não vai ser fácil a gente se
livrar disso, infelizmente.

[]s
--
Renato Botelho <garga @ FreeBSD.org>