[FUG-BR] Apresentacao e problema sobre demora depois de certo tempo no ar

Juraci Krohling Costa partenon em gmail.com
Quarta Julho 19 22:07:15 BRT 2006

Olá a todos,

Meu nome é Juraci Krohling Costa, de São Paulo/SP, programador Ruby,
Perl, Java e outras coisinhas pra brincar :-) Sou um completo novato
em FreeBSD, mas conheço um pouco de linux (gentoo e coisas de criança,
como ubuntu, debian, rh, ...).

Sou um entusiasta da tecnologia Ruby on Rails, escrevendo alguns
modestos artigos em http://rails.jkcosta.info . E, como acredito que
todo desenvolvedor deve ter o mínimo de consciência sobre o ambiente
de "deploy" de suas aplicações, resolvi testar o FreeBSD, que vem
sendo adotado como sistema operacional preferido do pessoal do Ruby on
Rails.

Fiz a instalação do FreeBSD 6.1 em uma máquina que eu tinha
"encostada" aqui, com estes detalhes, e tive a grata surpresa de que a
máquina está mais rápida do que nunca. A única vez que a vi parecida
com esta velocidade foi quando instalei o gentoo stage2. Porém, estou
com um problema que não sei se é comum: depois de um certo tempo, o
networking da máquina fica lento. Um simples ssh para ela (estou numa
rede local com ela) demora coisa de 5 minutos para *responder*. Se eu
vou até ela e logo (qualquer usuário), ela parece normal, mas não
consigo fazer ssh dela para fora. Depois de um reboot, ela volta ao
normal.

O dmesg dela está em http://rails.jkcosta.info/dmesg.freebsd e o
/var/log/messages está em http://rails.jkcosta.info/messages.freebsd .
A lista de pacotes instalados (pkg_info) está em
http://rails.jkcosta.info/pkg_info.freebsd  (o messages foi pego apos
um reboot que dei enquanto escrevia este email). Caso interesse mais
algum arquivo para o diagnostico, me avisem.

Ah sim, e se ajudar, este é o uname:
ilex ~ # uname -a
FreeBSD ilex 6.1-RELEASE FreeBSD 6.1-RELEASE #0: Sun May  7 04:32:43
UTC 2006     root em opus.cse.buffalo.edu:/usr/obj/usr/src/sys/GENERIC
i386

Abraços,
--
juraci krohling costa