[FUG-BR] Hardware, qual usar?

Nilson Debatin nilson em forge.com.br
Sexta Julho 21 14:59:11 BRT 2006

Em Sex, 2006-07-21 às 13:43 -0300, Jean Duarte escreveu:
> Essas maquinas de "grife" realmente possuem melhor performance ou é apenas
> por ser mais confiável?

Não tenho como lhe dizer na pratica se são mesmo mais rápidas, pois
nunca consegui montar uma similar a uma dessas de grife pra fazer
benchmarks, mas é muito rápida. Mas com certeza o hardware é mais
confiável, pois é feito pra durar e paga-se por isso.

> Saberia me dizer uma de bom Custo/Benefício para um servidor de Web+Mysql?

A Dell (taí a grife) tem maquinas boas e baratas, dá pra comprar
máquinas dual por menos de R$ 10k, o que é menos da metade do preço
que custaram as Sun Fire v20z (AMD64).

> Pelo que estive olhando, não consegui encontrar suporte para DDR2 em AMD.
> Alguém sabe sobre isso?

É por que nos AMD64 um dos grandes avanços foi trazer o controlador
de memória para o processador ao invés de deixá-lo a cargo da north
bridge (parte do chipset), e isso deu uma melhora de performance
ótima pois o processador passa a controlar efetivamente a memoria
(que antes era a MoBo quem controlava) e descarta a possibilidade
da placa ter um chipset xing-ling-yang que detone a performance, já
o lado ruim foi que este controlador embutido só possui suporte
pra DDR1, sendo que DDR2 está disponivel apenas no próximo socket
da AMD, o socket AM (também vulgo socket 1207 pois tem essa
quantidade e pinos, uma bela paulada a mais que os 939 do socket
predecessor).

[]s
Nilson