[FUG-BR] Lag em jogos

William David FUG-BR fugbr em biosystems.ath.cx
Sexta Julho 21 21:00:28 BRT 2006

Como vc disse ta num radio

cata um notebook espeta um cartao  vai  +/- onde os  clientes que reclamam
instala o steam ( vulgo CS / HALF LIFE )  abre a tela de server e
fica  medidno o PING  nos servidores do uol terra e  demais se o ping
ficar entre 30 ~ 90  ta ótimo oago sem lag 100 ~ 180 ms  ta  medio da
pra jogar  vc vai toma uns hs cagado nao se sabe da onde mas  belesma
 acima de 200 ms  esquece que  ta uma bosta não ha condições  de jogar
com ping acima disto

faz este teste   e use um mrtg symon rrdtool  para  monitorar o link o
proprio monomom ja ajuda
monitora ele 1 dia inteiro e veja +/-  como fica o ping

o PFSENSE tem isso ja da pra  saber  como ta o status do seu link.

tenho um link adsl de 600 k  / 512 k  deixo  o bittorrent 24h ligado
com  up e down em 30KBytes  media de 315 conexoes simultaneas jogo CS
com ping de 160 ms   ai vc ja pode ter uma média

o ideal é um QoS na sua rede para vc limitar os pontos   colocando
prioridade minima pra serviços de email  que costumam conter anexos
gigantes  , www é  médio  flimita os  arquivos  pesados  como eu ja
mencionei. os  jogos usam uma banda  muito baixa  no max uns 10Kbytes
mas o  trafego  agregado é  animal assim acaba  prejudicando  o estes
serviços

estude  uma maneira de colocar um modelo de limitar a banda dos
serviços sem ferrar o seu sistema.

tente configurar isto tb ja deve otimizar bastante o trafego www

Acelerador de conexões dial-up para provedores de acesso
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1506#

como foi falado
emule e  kazza são destruidores de AP entao para evitar isso limita o
numero de conexoes por ip isso deve ajudar  poe uns 200 por ip  dai
nao importa o que ele abirir vai ficar limitado nisso.;