[FUG-BR] O freebsd 6.1 consegue trabalhar com mais de 4Giga de ram ?

Luiz Souza luiz em visualconnect.com.br
Terça Julho 25 12:42:53 BRT 2006

Tempra Turbo wrote:
> O freebsd 6.1 consegue trabalhar com mais de 4Giga de ram ? em plataforma x86 ?
> no caso um dual xeon 3.2 ghz fsb 800. deve ser 32 bits essa placa..
>
> Sei que com 32 bits vc so pode enderecar no maximo 4G, mas tem alguma treta no
> free que ele pode trabalhar com mais de 4G de ram ?

Olha,

Funcionar (dizem) que funciona, veja o pae(4).

Mas o PAE (physical address extension) é cheio de limitacões e muitos
drivers são incompativeis com ele (principalmente os que usam DMA).

Se você quer tranquilidade (e mais de 4GB de ram) procure um plataforma
64bits que lhe atenda, ou fique com 4GB.

Me parece que falta interesse dos desenvolvedores do FreeBSD para
_arredondar_ o PAE (ou estão esperando logo o fim da era 32bits).

Digo isso pq no OpenBSD 3.9 o PAE esta habilitado por padrão (como
sempre) no GENERIC e este não parece compartilhar dos mesmos bugs do PAE
no FreeBSD.

Luiz