[FUG-BR] [Off Topic] Bind e backup service

Luiz Souza luiz em visualconnect.com.br
Quarta Julho 26 09:06:45 BRT 2006

Alexandre Bunn wrote:
> Bom dia pessoal
>
> Coloquei um 2 link de uma segunda operadora em um servidor e gostaria
> que meu dns fizesse backup service para endereços dns. Estou tentando
> fazer no bind porem devo estar errando em algum ponto segue abaixo as
> configurações que estou fazendo em meu arquivo de zona do dns:
>
> ; Config de backup
> smtp.tcp.smtp    IN      SRV 0 1 25 ip1.dominio.com.br.
> smtp.tcp.smtp    IN      SRV 1 1 25 ip2.dominio.com.br.

Use apenas:

smtp      CNAME   ip1.dominio.com.br.
smtp      CNAME   ip2.dominio.com.br.

Eu prefiro não usar o CNAME e sim o A (apontando para cada IP). Coisas
que se aprende usando o djbdns.

Não se esqueca de fazer a mesma coisa no MX e em outro servicos que você
queira backup (?).

A maioria dos sistemas utilizará os dois ips em round-robin e se um dos
seus links falhar os servicos funcionarão de maneira intermitente.

De qualquer é melhor do que ficar fora do ar.

Se você mantiver o TTL baixo para esses registros, você pode alterar seu
DNS e manter só o IP que esta funcionando, mas use TTLs pequenos (1h ?).

Com o uso de baixos ttls seu consumo de banda por parte do dns vai
aumentar, pois seus servidores serão consultados com maior frequencia.

Luiz