[FUG-BR] Problemas com o Volume do Som

Daniel Murari Boato daniel em ecid.com.br
Quarta Julho 26 12:03:41 BRT 2006

Boa tarde amigos da lista. Desculpem a dúvida boba, mas estou com problemas
com o som da minha máquina. Eu consigo ouvir normalmente músicas e os efeitos
kde. O problema é que os controles de som simplesmente não funcionam, nem os
do mixer do kde, nem os do xmms ou gnome. Isso não me incomodava, pois posso
fazer isso pela caixa de som aqui do micro, mas últimamente precisei usar o
skype e a dor de cabeça começou. O volume do microfone é extremamente baixo.
Só dá pra ouví-lo com a caixa de som no volume máximo.

Meu microfone está normal, testei ele num notebook com RWindows XP e estava
ok. Também testei minha placa de som usando para isso um CD do Kurumim que
tenho aqui e uso para manutenção esporádica. No kurumim o microfone funciona
normal.

Vasculhei a internet e o histório da lista e não consigo achar nada. Já li o
FreeBSD handbook de ponta a ponta e reli a seção multimedia, mas nada
encontrei. Uso o FreeBSD como Desktop no meu trabalho e detestaria ter que
instalar o Windows aqui só por causa do Skype, ninguém merece, né? Se alguém
puder me ajudar, ficarei muito grato! Abaixo vão algumas info's do meu PC:

-->uname -a
FreeBSD 6.0-RELEASE

---> pciconf -lv
pcm0 em pci0:2:7:  class=0x040100 card=0x18141019 chip=0x70121039 rev=0xa0
hdr=0x00
    vendor   = 'Silicon Integrated Systems (SiS)'
    device   = 'SiS7013 PCI Audio Accelerator'
    class    = multimedia
    subclass = audio

--->mixer
Mixer vol      is currently set to  99:100
Mixer pcm      is currently set to 100:100
Mixer speaker  is currently set to 100:100
Mixer line     is currently set to 100:98
Mixer mic      is currently set to 100:100
Mixer cd       is currently set to 100:98
Mixer rec      is currently set to 100:100
Mixer line1    is currently set to 100:100
Recording source: mic

-->dmesg | grep pcm
pcm0: <SiS 7012> port 0xe000-0xe0ff,0xe400-0xe47f irq 18 at device 2.7 on pci0
pcm0: [GIANT-LOCKED]
pcm0: <Unknown AC97 Codec (id = 0x434d4983)>

--->Installed devices:
pcm0: <SiS 7012> at io 0xe000, 0xe400 irq 18 bufsz 16384 kld snd_ich (1p/1r/4v
channels duplex default)