[FUG-BR] Balanceamento de link usando ADSL

"Fabrício F. Kammer" ffkammer em conchalnet.com.br
Quarta Julho 26 15:09:00 BRT 2006

Salve galera!

Tenho hoje um link de 6Mbps e um link ADSL com IP dinâmico de 2Mbps.
Gostaria de desviar o tráfego de um determinado cliente para o link ADSL.

Segui um tutorial do site free.bsd.com.br, porém este era para link com
IP fixo... tentei adaptar, mas só consegui fazer funcionar o down.

Veja as regras do IPFW abaixo:

01010 divert 8668 ip from any to any in via tun0
01011 divert 8668 ip from any to any proto tcp src-ip 200.xxx.yyy.zzz
out via xl0
01013 fwd 200.100.100.100 ip from any to any src-ip 201.111.222.333 out
via xl0

Tenho o natd rodando na interface tun0, da seguinte forma:
natd -s -n tun0

A interface xl0 é a saída de meu link principal

A saída do ifconfig tun0 é a seguinte:
tun0: flags=8051<UP,POINTOPOINT,RUNNING,MULTICAST> mtu 1492
         inet 201.111.222.333 --> 200.100.100.100 netmask 0xffffffff
         Opened by PID 94241

Minha idéia é a seguinte:
- Pego todo o tráfego do cliente 200.xxx.yyy.zzz que está saindo pelo
meu link principal e faço NAT dele, traduzindo seu IP como sendo o IP do
link ADSL (até aqui blz... tá funcionando)
- Aí pego o tráfego do IP do link ADSL que tá tentando sair pela
interface de meu link principal (xl0) e faço um forward para o gateway
do ADSL. (Aqui não funciona, o tráfego sai pelo meu link principal,
mesmo estando com o IP do link ADSL, e retorna pelo link ADSL)

Acompanhando o tráfego em meu link ADSL vejo que só tenho tráfego de
download... meu upload é sempre zero

[]s

Fabrício F. Kammer