[FUG-BR] Freebsd fazendo nat em 2 adsl

WV - FestaTNT.com wv em festatnt.com
Terça Junho 6 13:20:46 BRT 2006

Muito obrigado pela ajuda Andreh.

Até mais

Weverton
  ----- Original Message -----
  From: Andreh Chiodi
  To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
  Sent: Tuesday, June 06, 2006 12:14 AM
  Subject: Re: [FUG-BR] Freebsd fazendo nat em 2 adsl

  Bom, ai vai o basico...
  Primeiro adicione no seu rc.conf as seguinte linhas:

  firewall_enable="NO"
  firewall_type="/etc/fwsetup"

  Retire as linhas referentes a nat.

  criei um arquivo em /etc chamado fwsetup e coloque as sequintes linhas nele:

  add 00400 divert 8669 ip from any to any in via xl1
  add 00450 divert 8668 ip from any to any in via tun0

  add 00500 skipto 700 ip from 192.168.1.0/24 to any out   #classe 1 sai pelo tunel

  add 00600 skipto 900 ip from 192.168.2.0/24 to any out  #classe 2 sai pelo router

  add 00700 divert 8668 ip from 192.168.0.0/16 to any in
  add 00750 divert 8668 ip from 192.168.0.0/16 to any out
  add 00900 divert 8669 ip from 192.168.0.0/16 to any in
  add 00950 divert 8669 ip from 192.168.0.0/16 to any out

  Agora crie um script basico em /usr/local/etc/rc.d chamado firewall.sh e coloque as linhas abaixo:

  #!/bin/sh

  /sbin/ipfw -f flush
  sleep 1
  /sbin/natd -s -dynamic -n tun0 -p 8668
  /sbin/natd -s -m -n xr1 -p 8669
  sleep 2
  sh /etc/rc.firewall

  Reinicie seu micro, se conecte pelo ppp e logo apos execute o firewall.sh

  estou usando 3 placas da 3com, 1 modem em modo bridge e outro em modo router.
  xl0 entra a dsl pelo ppp
  xl1 esta ligada no modem
  xl2 sai pros clientes.

  Vou tentar fazer fazer um esquema de conectar as 2 dsl em ppp e dpois posto o resultado.
  Da pra fazer muita coisa com isso ai.
  Espero ter ajudado.
  Qualquer duvida entre em contato.

  flws