[FUG-BR] Novato UNIX

Victor Loureiro Lima victorloureirolima em gmail.com
Quarta Junho 7 15:00:30 BRT 2006

Livros que eu recomendo para qualquer um:
Programacao em C:
 - The C Programming Language, Kernighan e Dennis Ritchie
 Classico dos classicos em programacao em C, pode ate'  achar
 um livro que introduza mais facilmente os conceitos de C, mas
 esse livro e'  essencial.
 - The Practice Of Programming, R. Pike e Kernighan,
 Depois que voce ja souber programar em C, esse livro vai te dar umas
 BOAS dicas de como ser um bom programador. Interfaces, debugging,
 estilo de programacao (capitulo MUITO bom livro hahaha ), testando,
 portabilidade e etc.
 - Mastering Algorithms in C, da O'reilly me esqueci o autor
 (em portugues e': dominando algoritmos em C), esse livro
vai te mostrar de maneira bem pratica algumas das melhores
estruturas de dados em C: listas, pilhas, hash tables, e etc.
Muito bom esse livro por sinal, essas estruturas voce vai encon-
trar e usar massivamente.

Programacao em UNIX:
 - Advanced Programming in UNIX Environment, W. Richard Stevens
 Cobre programacao em ambientes UNIX em geral, MUITO bom, muito
 completo vai te mostrar na pratica as coisas, alem do que qualquer livro
 do Stevens e' muito bom!
 - UNIX Network Programming Vol. 1, W. Richard Stevens
 E' O LIVRO para se ter quando se quiser programar em BSD Sockets,
 MUITO BOM, completo, na minha opiniao e' a UNICA referencia para quem
 quer trabalhar com isso.
 - UNIX Network Programming Vol. 2, W. Richard Stevens
 Cobre Inter Process Communication, talvez nao seja util logo de cara para
 voce, mas conforme os seus programas forem se tornando mais complexos,
 algum tipo de sincronizacao, sharing de informacoes, utilizacao de threads
 etc, vao ser necessarios. Este livro tambem e'  muito bom.
 - The Art Of UNIX Programming, Eric S. Raymond,
 Esse ai e'  de pirar, realmente mostra o amago do modo UNIX de fazer as
 coisas. Muito bom para educar um programador sobre as maneiras de se fazer
 as coisas em UNIX, (esse livro o autor disponibiliza on-line:
 http://www.catb.org/esr/writings/taoup/, da um olhada, e'  quase zen :))

Sistemas Operacionais:
 Eu comecaria por esses dois titulos e depois iria me aprofundando em qual
distribuicao fosse mais do seu gosto:

 - Design of UNIX Operating System, Bach
 Esse livro e'  antigo, mas da uma boa introducao para os conceitos de UNIX,
 e como sao implementadas as coisas no kernel.
 - Design and Implementation of Operating Systems, Tanenbaum.
 Muito bom,vc provavelmente vai estudar ele na faculdade, bastante pratico,
 explica os conceitos e depois mostra no minix eles sendo implementados,
 otima leitura.

 Depois que voce ja tiver habituado com o kernel-land, voce pode atacar com:
 - Understanding the Linux Kernel, da O'reilly (esqueci o autor):
 Livro muito bom, cobre o kernel 2.6.x, e explica as internas do kernel do
linux

 - Design and Implementation of the FreeBSD Operating System, McKusick,
Ouvi dizer que e' um otimo livro, eu particularmente nunca o li, mas
acredito que
deva ser referencia na area.

Enfim, entreguei o ouro pra voce, com esse livros ai, NAO TEM COMO voce
nao se tornar um otimo programador em ambientes UNIX e quem sabe ate'  um
desenvolvedor de alguns sistemas operacionais.

Boa sorte,
Victor F. Loureiro Lima