[FUG-BR] kernel nao suportando muitos processos filhos

Eduardo Frazão edufrazao em gmail.com
Quarta Junho 7 18:46:42 BRT 2006

Olá.. Estou encontrando um problema em meu sistema. Rodo um proxy +
filtro de conteúdo + antivirus, e aparentemente o sistema nao está
conseguindo alocar os processos filhos.

Proxy: Squid-2.5.Stable12
Filtro de Conteudo: DansGuardian 2.9.7.0
Antivirus: Clamav 0.88.2

Sistema: FreeBSD 6.0Stable - AMD64
( FreeBSD central.faban1.com.br 6.0-STABLE FreeBSD 6.0-STABLE #2: Thu
Feb 16 10:16:55 BRST 2006
root em central.faban1.com.br:/usr/obj/usr/src/sys/CPD  amd64 ).

Máquina: AMD64 3000+ // 1GB RAM DDR 400
Uso médio:
Mem: 296M Active, 400M Inact, 163M Wired, 29M Cache, 111M Buf, 2780K Free
Swap: 798M Total, 798M Free

Ha algum tempo, rodava somente SQUID nesta maquina, e nunca tive
problemas. Então instalei um monitor de conteudo, e assim, integrei
com antivirus. Obviamente, ficou mais pesado para a maquina, porém,
pelo menos 40% do meu sistema fica sempre disponivel, com 80 clientes
na rede. Para poder rodar o monitor de contúdo sem negar serviço para
a rede, preciso subir pelo menos uns 135 processos filhos ( justo que
o acesso ainda é scaneado, então, o processo fica mais tempo aberto
com a máquina cliente ). Por um tempo funciona normalmente, mas em
horários de alto trafego, começo a receber mensagens do kernel
dizendo:

+collecting pv entries -- suggest increasing PMAP_SHPGPERPROC

Depois de algumas mensagens, o daemon pára de responder. Na verdade,
ele apenas nao aceita mais nenhum request, mas aceita o sinal de 11
normalmente, e se desliga. Ao startar o daemon novamente, tudo fica
OK.

Alguem ja passou por algum problema parecido? Poderiam me ajudar?

Att
Eduardo Frazão.