[FUG-BR] FreeBSD e nat"

irado furioso com tudo irado em hotpop.com
Quarta Junho 14 08:36:49 BRT 2006

Em Tue, 13 Jun 2006 15:03:18 -0300
"free.bsd" <free.bsd em terra.com.br> escreveu:

> Tenho hoje um outra maquina rodando linux que  esta funcionando da
> forma que eu quero. Todas as maquinas usa ela como default gateway,
> quando pacote chega no iptables existe uma regra que mascara o ip e
> sai para internet com o endereço da maquina (DG). Como posso fazer
> isso no freebsd?

não é por nada não, mas acho que muitas pessoas tem um bom conhecimento
do Linux, mas quando se trata de aprender a fazer as mesmas coisas no
FreeBSD (em outros também é assim?) se atrapalham todas, tropeçando
numa palavrinha que, de per si é muito simples: "pesquisar". Se
acham pouco, uma leve pesquisa no google nos leva a:

http://www.google.com/bsd?hl=en&lr=&q=freebsd+gateway&btnG=Search

podemos olhar em sites específicos:

http://www.google.com/bsd?hl=en&lr=&q=site%3Awww.onlamp.com+freebsd+gateway&btnG=Search

Alguns podem achar que é má-vontade da minha parte, ou que sou elitista
(acreditem, em pvt se "ouve" de tudo um pouco), isso só pra contar os
"elogios", mas o fato é que CONTINUO ACREDITANDO que o conhecimento
exige um esforço mínimo para ser ADQUIRIDO.. não vem por osmose, não
cai do céu sôbre nossas cabeças, não se impregna em nós como quando
caímos em um barril de óleo. Não existem barris de conheciemnto,
existe o google. E a lista, para quando a encrenca chegar.

BTW, para gateway pode ser usado o ipfw/natd, ipfilter/ipnat e o pf.
Que (desculpem a opinião) funcionam MUITO MELHOR do que o Linux.

flames > /dev/null

ps: opinião é como bunda: todo mundo tem, mas só a dos outros fede.

---
---
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853
mulheres são como piscinas: custam caro demais para o tempo que
permanecemos dentro delas.