[FUG-BR] qmail no freebsd

Evandro Zampieri evandro em ecomp.com.br
Quinta Junho 22 13:21:01 BRT 2006

Olá Pessoal,

Tenho aqui no provedor um FreeBSD 4.11 rodando
qmail+vpopmail+smtpauth+clamav+qmailscanner+spamassassin+rblsmtpd+etc...etc...etc...

De um tempo pra cá ele começou a trocar a entrega de mensagens pra
destinatários de domínios e contas sem nenhuma relação entre eles...  a não
ser pelo fato de estarem no mesmo servidor.... por exemplo: uma mensagem
para fulano at dominio.com.br  é entregue pra ciclano at outrodominio.com.br ...

Outro fato é o de que em alguns dias, normalmente pela manhã, a fila está
com umas 2.000 mensagens (90% é spam) paradas e dai meus clientes  não
conseguem receber nada.... ligam dizendo que estão esperando um email e que
nao tem nada na caixa postal dele...  dai eu vou ver tá lá na fila parado
tbm....

Dai começa....
#qmailctl doqueue...   e nada.....
#qmailctl flush.... e nada.....
#qmailctl restart....  e nada....
#qmailctl stat
 messages in queue: 1987
messages in queue but not yet preprocessed: 1985

Bom, por fim ....
#reboot

Dai tudo volta ao normal e ele começa a processar a fila....

Qualquer ajuda será bem vinda...

Obrigado,
Evandro Zampieri
E-COMP Provedor