[FUG-BR] Temos Journal, mas sera q eh isso q queremos?

Fabricio Lima listas em fabriciolima.com.br
Sábado Junho 24 10:51:41 BRT 2006

quando eu li sobre Journaling versus Soft Updates, ficou claro pra mim que a
abordagem de se ter Soft Updates era mais interessante para servidores web.

Afinal Soft Updates trabalha com 'commits' a longo prazo visto que o servidor
tem pouca atualizacao, pois é utilizado mais para consulta. E ele baseia-se
no fato de que terá um uptime elevado, e que a fonte de energia nao irá
falhar, visto que é um servidor.

O journal é interessante para desktops, estacoes que abruptamente caem por
falta de luz ou crash. Isso é tipico do contexto do linux rodando em 486 com
32mb de ram e a fonte queima...

Para um servidor parrudo FreeBSD + SU ficou claro pra mim, quando li, que era
melhor do que ter FreeBSD + ext3. (caso fosse possivel).

Nao lembro mais outras razoes pois há tempos que li isso. Quem estiver
interessado, consulte mais em:

http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-fs/2005-February/000916.html

E segue abaixo a definicao no wikepedia:

In computer file systems, soft updates are an approach to maintaining disk
integrity after a crash or power outage. They are an alternative to
journaling file systems.

Instead of duplicating metadata writes in a journal, soft updates work by
properly ordering the metadata writes to guarantee consistency after a crash.
Like journaling, soft updates do not guarantee that no data will be lost, but
do make sure the filesystem is consistent.

An advantage of a file system with soft updates is that it can be mounted
almost instantaneously.

Soft updates were first introduced to FreeBSD by Marshall Kirk McKusick and
are now available across the BSDs.

Fabriio Lima