[FUG-BR] IPv6 - Você deixará de usar NAT?!

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Terça Junho 27 20:56:54 BRT 2006

Antonio Torres wrote:

> Comecemos pelo começo:
>
> - voce realmente entende "como funciona" o IPV4 ??
> - voce realmente entende o que é IPV6 ??
>
> se voce responder não a qualquer das perguntas anteriores, vai ser muito
> difícil responder adequadamente às suas perguntas......
>
> Problemas surgirão:
>
> - Como "convencer" uma máquina Ruindows a *só* usar IPV6 ?
> - Como configurar uma multifuncional Xerox ou HP em um endereço IPV6 ?
> - Como configurar um wireless Linksys ou D-Link para usar IPV6 ?
>
> Resumindo: como voce gerenciará uma rede IPV6 em "um mundo" IPV4 ??

> [...]

  Concordo. É preciso uma política a longo prazo de migração. Por
exemplo, estipular que de hoje em diante não se compra nenhum
equipamento que não tenha supote a IPv6.

  Quem sabe daqui a alguns anos sobrem poucos que ainda sejam IPv4-only
e isso facilita a migração para uma rede IPv6-only.

  Acho que dá pra sonhar com um rede sem NAT com o IPv6 nos próximos
anos.. mas por causa desse problema ainda não é realidade, como você disse.

--
Giovanni P. Tirloni
http://www.tirloni.org