[FUG-BR] Cryptographic Filesystem !

Felipe Neuwald felipe em neuwald.biz
Sexta Junho 30 09:57:01 BRT 2006

Bom dia Éderson,

não há como criptografar o raiz (/), pois o sistema precisa ler o /etc,
/boot, etc ao iniciar. O Ideal mesmo é você criar um diretório a ser
criptografado, como o /cripto que você está criando. Utilizo o GEOM_BDE.
Em discos SATA está funcionando bem, porém, em discos IDE estou tendo
problemas. Já testei vários discos IDE e na grande maioria tive
problemas. Com os SATAs não estou tendo nenhum tipo de problema.

Então...:

1. Substitua os discos IDE por discos SATAs no seu projeto;
2. Para montar o disco criptografado, você precisa do gbde lock file e
da passphrase. Você pode manter o gbde lock file no /etc/gbde ou em
algum outro lugar dentro do sistema, mas não é aconselhável você manter
a passphrase dentro do sistema. Assim toda a segurança (criptografia
neste caso) está comprometida, principalmente se essa passphrase estiver
dentro dos scripts de inicialização;
3. O ideal mesmo é você não ter nem o lock file dentro do seu sistema.
4. Sugestão: use pen drives como "chaves" de acesso. O disco só monta se
o pen drive estiver "plugado" no servidor.

Espero ter auxiliado.

Um abraço,

Felipe.