[FUG-BR] Erro no ports

Renato Botelho garga em FreeBSD.org
Qua Mar 8 07:12:47 BRT 2006

On 3/7/06, Eder <ederbsd em gmail.com> wrote:
> Opá,
>
> Tamém custumo atualizar o ports fazendo um fetch como o Alexandre,
> disse e nunca dive problemas.

Depois que vi que o ports.tgz é gerado diáriamente, não há motivos
para você ter problemas mesmo. A única diferença do que você está
fazendo para usar o portsnap, que também é gerado periódicamente,
diferente do cvsup, é que você está baixando uma árvore inteira (30Mb)
toda vez, e se você utilizar o portsnap, vai baixar uma vez uns 40Mb a
primeira vez e depois disso apenas os novos snapshots, coisa de no
máximo alguns minutos.

Na questão estabilidade, o procedimento de baixar o ports.tgz não
agreaga nada. Temos hoje mais de 14000 ports, a única vez que tudo
fica parado e todos esses ports são testados (compilação, instalação,
geração de pacote e desinstalação) é durante o ports freeze, como está
ocorrendo agora para o lançamento das versões 5.5 e 6.1.

Leva-se muito tempo para testar tudo isso em várias arquiteturas e nas
versões 4.x, 5.x e 6.x. Portanto, o que acontece é que 1 ou mais vezes
por dia (não sei ao certo, mas 1 pelo menos tenho certeza), a árvore
do ports é compactada e colocada à disposição para que se possa fazer
um download dela, isso não garante estabilidade nenhuma ao meu ver,
como ocorre no caso do src, onde vc pode usar o RELENG_X_X e pegar a
versão RELEASE apenas com patches de segurança aplicados.

[]s
--
Renato Botelho