[FUG-BR] Monitoramento ativo da rede

Alfredo rootshell2 em gmail.com
Sex Mar 10 15:21:06 BRT 2006

Pessoal,

Tenho alguns servidores fbsd atuando como routers
de algumas redes que administro.

Existe algum programa que possa me gerar relatorios
diarios do trafego, me avisando inclusive se existe
algo de anormal, como por exemplo muita conexoes
na porta udp 1434 ? Ou pelo menos gere algo mais
'user friendly'  para uma consulta rapida inclusive por
alguem com conhecimentos limitados na area.

O ntop eu nao uso porque varias vezes eu deixei
rodando e quando percebi estava o processador a
98% com o processo dele.

tcpdump e trafshow eu uso diariamente, e ate acredito
que com auxilio do sed. awk eu consiga gerar algo mais
amigavel, porem acredito ja ter algo pronto.

Uma abraco a todos !!

Alfredo.