[FUG-BR] Erro durante a instalação: Read_DMA UDMA ICRC

Marcelo/Porks marcelorossi em gmail.com
Ter Mar 14 11:33:20 BRT 2006

Senhores,

Sou estou começando a usar o FreeBSD agora e já na minha primeira instalação
me dei mal (hehehe). Então se vocês tiverem a paciência de ler esse email
gigante e se alguém tiver alguma luz para me dar eu ficarei agradecido.

O que acontece é o seguinte:
Com o a instalação do FreeBSD 6.0 eu digo para ela usar todo o disco (20GB),
e aceito as partições padrão do Sysinstall.

Então após passar pelo passo de escolher a midia onde estão os arquivos de
instalação (no meu caso um CD-ROM) o Sysinstall vai fazer as alterações no
disco (fazer as divisões do HD) e neste momento surge a mensagem:

Error: Unable to write data to disk ad0!

Olhando no outro console (alt + f2) aparecem mensagens como:

ad0: Warning Read_DMA UDMA ICRC Error (retrying request) LBA=0
ad0: Warning Read_DMA UDMA ICRC Error (retrying request) LBA=0
ad0: Warning Read_DMA status=51 <READ,DSC,ERROR> error=84 <ICRC,ABORTED>
LBA=0
[...]

Entretanto... se eu fizer a mesma instalação porém no momento que eu dou o
boot com o cd de instalação eu escolho a opção 3 (Safe Mode) a instalação é
feita sem nenhum problema. O chato é que depois que o sistema está instalado
no HD, se eu for tentar bootar normalmente ele volta a dar erro, com a
mensagem:

[...]
trying to mount root from ufs:/dev/ad0s1a

e ai só resta rebootar a máquina...

Se bootar com a opção Safe mode funciona normalmente o sistema (pelo menos é
o que eu acho, já que sou novo nisso tudo).

O 'engraçado' é que tentei instalar o OpenBSD 3.8 também e dá o mesmo tipo
de erro e não deixa instalar. O Debian (Sarge) instala normal mas dá também
erros desse tipo durante todo o boot.

Tá.. eu sei que está meio que óbvio que o problema é o HD, mas o que me
chama a atenção é que em "Safe Mode" o FreeBSD funciona e antes estava
instalado o Windows 2003 Server (a máquina era nosso servidor de banco de
dados) e nunca deu problema. Eu também passei uma ferramentinha para zerar o
HD inteiro e testar se há problemas e ela não retornou nenhum problema.

Não consegui achar muita coisa pelo google ou no handbook (por isso estou
aqui incomodando :D), mas eu vi alguns lugares falando algo de desabilitar
ou fazer algo com o DMA... Também vi algo falando que o problema pode estar
com a geometria do disco, mas não sei como posso mudar isso. Alguém ai tem
alguma idéia sobre essas coisas?

A máquina que uso é:
Pentium 4 1.5GHZ
512MB de Ram
placa mãe Soyo (SDy-P4VSA -->
http://www.soyo.com.tw/products/proddesc.php?id=109)
HD Samsung SV2011H

Enfim, se alguém tiver alguma idéia do que está acontecendo e como
solucionar esse problema eu ficarei agradecido!

Valeu pela atenção...