[FUG-BR] Comandos do No-Break no Free

Paulo Pires pappires em gmail.com
Seg Mar 20 15:39:59 BRT 2006

Caro Augusto,

Não sei como é o seu Engetron.  Eu já trabalhei com um que não era
propriamente gerenciável, mas podia ser configurado para, no caso de
uma falta de luz, enviar exatamente três linhas para o host.  Essas
três linhas poderiam ser, respectivamente, uma resposta ao prompt de
login, uma resposta ao prompt de senha, e um comando passado ao prompt
de shell.  Nesse caso, você só teria que configurar o servidor para
aceitar um login via serial e as três linhas que o no-break enviaria
para logar e desligar o servidor.

Não é a melhor da soluções porque não se aproveita o tempo de bateria,
nem se recupera a operação, caso a luz retorne antes do no-break
desarmar.  Por isso mesmo, é possível que modelos mais novos da
Engetron usem algum outro protocolo.

Antes de haver o bkpupsd e o RUPS para Linux, eu cheguei a desenvolver
(depois de uma engenharia reversa do no-break) um programinha muito
simples para no-breaks compatíveis com o RUPS, que só desarmava quando
a carga da bateria estivesse se aproximando de um nível crítico.  É
capaz de ainda estar no ftp anônimo da COPPE/UFRJ.

On 3/16/06, Augusto Fabiano Torres <torres em cle.unicamp.br> wrote:
> Pessoal,
> Bom dia!
> Tenho aqui um no break Engetron SEN2000 "inteligente".
> Gostaria de ativar as funçoes dele no FreeBSD o caso de
> falta de energia este fazer o tratamento dos processos
> (shutdown, halt, etc.) e desligue o equipamento.
> Alguém saberia me informar se existe alguma coisa no ports
> que gerencie este equipemento isto?
> Caso este no-break esteja ligado fisicamente a uma CPU, teria
> como fazer o desligamento de outra por algum comando partindo
> desta primeira?
> Estou com o Free 6.0 rodando.
> [...]

Um abraço.
        Paulo A. P. Pires

... Qui habet aurem audiat quid Spiritus dicat ecclesiis.