[FUG-BR] Fee / Banco de Dados!

Ronan Lucio ronanl em videosoft.com.br
Qui Mar 23 15:41:26 BRT 2006

Joseane,

> os dois! Na verdade eu queria instalar o S.O de uma forma "direcionada",
> para ser um servidor de Banco de Dados! ficou mais claro?

Pergunta nº 1
1) Você pretende instalar um servidor para rodar em produção?
2) Ou seria um servidor de testes para ir aprendendo?

Se a resposta for a alternativa 1, aconselho você a primeiro
aprender o FreeBSD (ou qualquer outro sistema operacional
que você vá colocar em produção).

O problema é que um Servidor Internet em produção requer
segurança, performance e estabilidade. E isso não se aprende
do dia pra noite.

Na minha opinião, não adianta colocar o sistema no ar de qualquer
jeito pra cumprir o prazo e correr um risco maior de invasão.
Isto porque o impacto de ter o sistema fora do ar ou instável
provavelmente seria maior do que o impacto do atraso no projeto.

Moral da história:
Para instalar um servidor de banco de dados em produção,
é importante, além da instalação do SO em si, pesquisar e
ajustar segurança, tunning e backups.

Uma vez que esta fase seja vencida, vá no site do PostgreSQL
e leia a documentação sobre tunning:
http://www.postgresql.org/docs/faqs.FAQ.html#item3.3
http://www.postgresql.org/docs/faqs.FAQ_brazilian.html#3.6

[]s