Re: [FUG-BR] Configurando o shell dos usuários (FreeBSD 6)

Renato Botelho garga em FreeBSD.org
Ter Mar 28 08:58:09 BRT 2006

On 3/28/06, Tiago Cruz <tiagocruz em forumgdh.net> wrote:

> Eu faço isso instalando o BASH e colocando ele no /etc/passwd dos
> usuários.

Não é necessário instalar o BASH, um shell que nem é padrão, a não ser
que você goste dele e prefira usá-lo, o csh e/ou tcsh dão conta do
recado tranquilo.

O que você pode fazer é colocar no /etc/csh.cshrc e a opção vai valer
pra todos os que usarem [t]csh, ou então, você pode alterar o arquivo
/usr/share/skel/dot.cshrc. Esse é o modelo utilizado para adicionar um
.cshrc na home de um novo usuário quando ele é criado.

Alterar o skel é a melhor opção na minha opinião, pois assim você
apenas coloca as suas "sugestões" pro usuário, e ele altera de acordo
com sua vontade/necessidade.

[]s
--
Renato Botelho